Projeto JEVE (2014-2016)

JEVE

JEVE – Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade
Missão do projeto:
O projeto JEVE – Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade tinha como missão para combater o desemprego jovem e promover a inclusão social através do desenvolvimento de atitudes e competências empreendedoras e relacionadas com a Economia Verde.
A estratégia inclui:
1) Transferência de boas práticas da Noruega e Islândia,
2) Potenciar as redes sociais para identificar os jovens (através de ferramentas como o data-mining) e motivá-los para o desenvolvimento de competências
3) Capacitação de técnicos de organizações de base local e

4) Formação de jovens através de uma plataforma de e-learning adaptativa em colaboração com o sector privado

(Out. 2014 – Mar. 2016)

Contexto: 
O desemprego jovem é um flagelo nacional e em Europa que tem afetado particularmente os jovens nos últimos anos. Este fenómeno pode levar à exclusão social sendo cada vez mais difícil, aos desempregados jovens, conseguirem inserir-se no mercado de trabalho. Por outro lado, o peso cada vez maior dos fatores ambientais tem também vindo a incentivar a criação de novas empresas que necessitam de pessoas com novas competências empreendedoras relativas ao ambiente e sustentáveis. O desenvolvimento de empregos verdes é essencial para o presente e o futuro dos jovens portugueses e este projeto inovador e desenvolve boas práticas com uma parceria estratégica entre Portugal, Islândia e Noruega.
O Desafio
 A nossa contribuição para a solução
Como o iremos fazer